Superbom final

Denise (MT), 21 de agosto de 2019 - 08:48

? ºC Denise - MT

Acontecimentos

09/08/2019 09:19

Em mais um dia de queimadas, umidade do ar chegou a 20% em Tangará da Serra

Uma massa de ar seco que cobre a região central Brasil derrubou ainda mais os índices de umidade no Centro-Oeste. Neste início de tarde de quinta-feira, 08, grande parte do estado de Mato Grosso entrou em atenção por causa do ar seco.

Por volta das 13 horas, a umidade relativa do ar caiu para 20% em São José do Rio Claro e Tangará da Serra. Somada a massa de ar seco, Tangará da Serra registrou um grande incêndio nessa quinta, o qual consumiu uma vasta área de pastagens na região da Comunidade São José.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) ontem foi o dia mais seco no município até agora em 2019.

Em MT, ontem, o tempo esteve mais seco que em Tangará da Serra apenas em um município, Gaúcha do Norte, que marcou índice de umidade de apenas 19%.

O índice de umidade foi de 21% em Juara.

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, hoje (09), toda região central do Brasil, principalmente, Brasília, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, grande parte de Minas Gerais, São Paulo e Bahia serão marcados pelo sol, calor e tempo seco.

A população deve estar atenta aos índices de umidade relativa do ar que podem alcançar novamente índices abaixo de 20% em algumas localidades do Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios. O ar seco é preocupante, já que no outono/inverno, é comum a umidade relativa do ar nas grandes cidades cair até abaixo dos 30%. O ideal, de acordo com a recomendação da OMS – Organização Mundial de Saúde, é que ocorra uma variação entre 50 e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 20 e 30%, as regiões entram em estado de atenção.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), valores de umidade abaixo de 20% oferecem risco à saúde, sendo recomendável a suspensão de atividades físicas, principalmente das 10 às 15horas. A baixa umidade do ar, entre outros efeitos no nosso organismo pode provocar sangramento nasal, em função do ressecamento das mucosas.

Com informações do Portal Terra

TANGARAEMFOCO


Fb img 1544175875577Img 20190104 wa001820190116 100549Superbom estatico
Superbom final

Click Denise

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Denise- MT

Contato

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo