Denise (MT), 23 de novembro de 2020 - 13:18

? ºC Denise - MT

Alerta

16/09/2020 12:19 Da Redação

SETEMBRO AMARELO MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO - É PRECISO AGIR!

A Secretaria de Assistência Social promove a Campanha do Setembro Amarelo desenvolvendo ações empenhadas em alertar a população sobre a importância de discutir sobre o tema, que ainda é considerado um tabu em nossa sociedade, e muitos mitos contribuem para a propagação de informações falsas a respeito do assunto.
Pensando na importância de esclarecimento sobre o suicídio. No Brasil, entre 2007 e 2016, foram registrados, no sistema de informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, 106.374 óbitos por suicídio. Em 2016, a taxa chegou a 5,8 por 100 mil habitantes, com as notificações de 11.433 mortes por esta causa. Atualmente, a OMS reconhece este fenômeno como um dos maiores problemas de saúde pública. O suicídio é um fenômeno complexo e de origem multifatorial, portanto é necessário que seja visto e compreendido em diferentes vieses na atenção primária.
É preciso perder o medo de se aproximar das pessoas e oferecer ajuda. A pessoa que está numa crise suicida se percebe sozinha e isolada. Se um amigo se aproximar e perguntar “tem algo que eu possa fazer para te ajudar? ”, a pessoa pode sentir abertura para desabafar. Nessa hora, ter alguém para ouvi-la pode fazer toda a diferença. E qualquer um pode ser esse “ombro amigo”, que ouve sem fazer críticas ou dar conselhos. Quem decide ajudar não deve se preocupar com o que vai falar. O importante é estar preparado para ouvir.


1335x100

Click Denise

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Denise- MT

Contato

Redes Sociais

Crie seu novo site Go7
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo