Gif mirella

Denise (MT), 21 de setembro de 2018 - 01:36

? ºC Denise - MT

Brasil

21/06/2018 08:34

Mato Grosso poderá ter aeroportos concessionados por empresas europeias

À iniciativa privada caberá a obrigação de investimento e gestão por 30 anos

Empresas da Suíça, França e Argentina enviaram emissários para participar da audiência pública realizada ontem (19), em Cuiabá – MT, pela Agência Nacional de Aviação (Anac). As empresas europeias poderão fazer propostas para administrar as concessões do Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande (região metropolitana de Cuiabá) e dos quatro aeródromos regionais: Rondonópolis, Barra do Garças, Alta Floresta e Sinop pelos próximos 30 anos.

O Governador Pedro Taques propôs o leilão em bloco dos aeroportos, que foi aceito pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Taques pretende conseguir R$ 800 milhões com as concessões. O processo é conduzido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra).

 

“À iniciativa privada caberá a obrigação de investimento e gestão por 30 anos. O interesse de empresas internacionais demostra o potencial que Mato Groso tem. Sem dúvida, os melhores aeroportos estão fora do país, como na Ásia, Estados Unidos e Europa: vamos ganhar com a expertise de quem sabe fazer gestão aeroportuária ao redor do mundo, caso um desses grupos arremate o lote de Mato Grosso”, disse o secretário da Sinfra, Marcelo Duarte.

Segundo a Anac, em todo o país serão leiloados 13 aeroportos, sendo eles das regiões Nordeste, Sudeste e Cento-Oeste. Mato Grosso é o único Estado brasileiro que terão 5 aeroportos concessionados, em um único lote, à iniciativa privada.

Ao todo serão realizadas 4 audiências públicas presenciais para discutir a concessão dos aeroportos. O encontro inicial foi em Vitória – ES, seguido por Brasília – DF e Várzea Grande – MT. O próximo encontro será realizado na quinta-feira (21), na cidade de Recife – PE. Essa nova rodada de licitação apresenta algumas novidades, entre elas, a possibilidade de um mesmo componente vencer o leilão para mais de um bloco.

Agoramt


1070x100

Click Denise

Todos os direitos reservados
É proibido a cópia total ou parcial do conteúdo, e a reprodução comercial sem autorização.
Denise- MT

Contato

Redes Sociais

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo